Expedições: Estados Unidos (Festival Bernstein)

Fabio Mechetti, regente
Paulo Szot, barítono
Luisa Francesconi, mezzo-soprano
Rita Medeiros, soprano
Márcio Bocca, tenor
Vinícius Atique, barítono
André Heller-Lopes, diretor de cena

|    Fora de Série

BERNSTEIN
BERNSTEIN
Árias e barcarolas
Trouble in Tahiti

Fabio Mechetti, regente

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, em 2008. Recentemente, tornou-se o primeiro brasileiro a ser convidado a dirigir uma orquestra asiática, sendo nomeado Regente Principal da Filarmônica da Malásia. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Venceu o Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Mechetti possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Paulo Szot é natural de São Paulo. No Brasil, estreou como o Fígaro de O barbeiro de Sevilha, em 1997. Seu début internacional foi em Nova York, como o Escamillo de Carmen. Desde então, apresenta-se em diversos teatros de ópera e salas de concerto do mundo. Em 2010, subiu pela primeira vez no palco do Metropolitan, quando interpretou o protagonista de O nariz, de Shostakovich. Também já se apresentou na Ópera de Marselha, na Ópera Garnier de Paris e no Festival de Aix-En-Provence. Szot é vencedor de inúmeros prêmios decorrentes da excelência e versatilidade de suas performances. Destacam-se o Drama Desk, Outer Critics e o Tony Award de melhor ator em musical de 2008 por sua interpretação de Emile de Becque no musical South Pacific, na Broadway, onde ficou em cartaz por dois anos e meio.

Luisa Francesconi tem excepcional capacidade para a execução de coloratura, destacando-se no repertório rossiniano e mozartiano ao interpretar papéis em óperas como O barbeiro de Sevilha, L’Italiana in Algeri, Così fan tutte e Don Giovanni. Ela canta com frequência nos principais teatros brasileiros e italianos e tem se apresentado regularmente também em Portugal. Seu repertório de concerto é vasto, com atuações marcantes em obras como a Rapsódia para contralto e a Missa em si Menor de Bach; o Requiem e a Missa da Coroação de Mozart; o Messias de Haendel; a Missa em Dó maior e a Fantasia Coral de Beethoven; as sinfonias números 2, 3 e 8 de Mahler; a Pequena Missa Solene de Rossini; e a Floresta do Amazonas de Villa-Lobos. Luisa gravou como solista a Nona de Beethoven e o Requiem Hebraico de Erich Zeisl, lançados em CD pelo selo Biscoito Fino.

Natural de Belo Horizonte, Rita Medeiros integrou o Coral Ars Nova, sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca, atuando como solista em vários teatros brasileiros, nos Estados Unidos e na Europa. Em seu repertório de concertos, cantou como solista a Litaniae de Beata Virgine, a Vesperae solennes de confessore e a Missa em dó menor de Mozart; o Magnificat de Bach; El amor brujo de Falla; o Messias de Haendel; entre outros. No repertório operístico, interpretou os papéis de Lola, na Cavalleria rusticana de Mascagni; Marcellina em As bodas de Fígaro de Mozart; a personagem-título de Carmen de Bizet; Rosina em O barbeiro de Sevilha de Rossini; entre outros. Também se apresentou em convenções mundiais de contrabaixos interpretando obras do compositor Fausto Borém.

Márcio Bocca começou a se dedicar à música em sua cidade natal, São João del-Rei, onde estudou e, posteriormente, foi professor no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. É Bacharel em Canto pela UFMG, sob orientação de Mônica Pedrosa e Mauro Chantal. Também foi aluno de Elenis Guimarães e Denise Tavares, e fez masterclasses com Veruschka Mainhard, Ricardo Tuttmann, Eiko Senda, Denise de Freitas e Raminta Lampsatis. O tenor atuou como solista em obras como a Missa Sancti Nicolai de Haydn e o Requiem de Mozart, e foi corista nas óperas A flauta mágica, La bohème, Turandot e Rigoletto. Atualmente, além de ser professor de canto e teoria musical, é Mestre em Programação Neurolinguística com ênfase em processos educacionais e membro do Coral Lírico de Minas Gerais.

Com participações em montagens elogiadas pela crítica, Vinícius Atique vem ganhando destaque na cena lírica nacional. Recentemente, cantou o papel de Stárek em Jenufa de Janácek, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e protagonizou o ciclo de canções Winterreise, de Schubert, no Theatro Municipal de São Paulo. Também foi Fígaro em O barbeiro de Sevilha; Silvio em Pagliacci; e Don Giovanni na obra homônima. Como solista, já cantou o Messias de Haendel; a Theresienmesse de Haydn; o Oratório de Natal de J. S. Bach; o Requiem de Mozart; El Pessebre de Casals, dentre outras obras sinfônicas. Atique foi aluno da mezzo-soprano Dolora Zajick e, na Universidade de Montréal, do barítono Mark Pedrotti.

Diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, André Heller-Lopes é professor da Escola de Música da UFRJ e especialista em ópera e música de concerto. Ganhou por três vezes consecutivas o prêmio Carlos Gomes de Melhor Diretor Cênico de Ópera do Brasil e foi indicado ao Opera Awards em 2014, com o espetáculo Sonho de uma noite de verão. Especializou-se na Royal Opera House Covent Garden de Londres, na Ópera de São Francisco e na Metropolitan Opera de Nova York. Dirigiu óperas e concertos por todo o país e também na América Latina, além de passagens elogiadas por Portugal, Estados Unidos, Áustria, Inglaterra e Malásia. Heller-Lopes também é conhecido por seus trabalhos de formação de novos talentos e popularização do teatro lírico no Brasil.

Programa de Concerto

21 jul 2018
sábado, 18h00

Sala Minas Gerais
Quero ser lembrado deste concerto.
adicione à agenda 21/07/2018 6:00 PM America/Sao_Paulo Expedições: Estados Unidos (Festival Bernstein) false DD/MM/YYYY
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4