Festival Bernstein: ópera, cinema e concerto

Ronaldo Rolim, piano

|    Presto

|    Veloce

BERNSTEIN
Candide: Abertura
On the waterfront: Suíte Sinfônica
Sinfonia nº 2, “A Era da Ansiedade”

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, em 2008. Recentemente, tornou-se o primeiro brasileiro a ser convidado a dirigir uma orquestra asiática, sendo nomeado Regente Principal da Filarmônica da Malásia. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Venceu o Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Mechetti possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Ronaldo Rolim vem se estabelecendo como um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros. Como solista convidado, apresentou-se frente a diversas orquestras brasileiras e internacionais, como as sinfônicas da Capela de São Petersburgo, de Phoenix e a Brasileira, a Tonhalle, a Musikkollegium Winterthur e as filarmônicas de Liverpool e Minas Gerais. Um ávido camerista, Rolim é membro fundador do Trio Appassionata, ao lado da violinista Lydia Chernicoff e da violoncelista Andrea Casarrubios. Aos 18 anos, após vencer os concursos Nelson Freire e Magda Tagliaferro, mudou-se para os EUA, onde concluiu os estudos. Recentemente, Rolim defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Yale, baseada nas obras programáticas de Karol Szymanowski e cujo conteúdo será tema de um projeto fonográfico previsto para 2018.

Candide: Abertura | BERNSTEIN

Judeu norte-americano nascido no estado de Massachusetts, mas nova-iorquino de coração, dotado de fina instrução musical e humanista, pianista excelente e aclamado unanimemente por todo o mundo como regente. Esse é Leonard Bernstein, que fez de sua arte e de sua vida uma atitude política: a de assumir e de abraçar sem reservas a liberdade, como homem, como cidadão, como musicista e como compositor. É, portanto, dessa forma que se deve observar sua obra: sem a interferência dos preconceitos que ela mesma combateu, caminho sintético de trilhas possíveis que as próprias tendências musicais do século XX ajudaram a desbravar. Baseada na novela homônima de Voltaire, a opereta Candide segue a trilha aberta por Gershwin, que transita à vontade entre o jazz, a música sinfônica e a música de cinema e dos espetáculos teatrais. Sua estreia aconteceu na Broadway em 1956, mas sofreu várias alterações depois disso. A Abertura, porém, desde que foi executada como obra de concerto pela Filarmônica de Nova York em 1957, revelou-se autônoma o suficiente para ser incorporada ao repertório sinfônico, tornando-se, desde então, uma das peças mais conhecidas e apreciadas de Bernstein.

A versatilidade de Bernstein permitiu-lhe circular entre os diversos universos em que a música é requisitada e necessária, e ele nunca se ateve exclusivamente a nenhum deles. Assim é que, em 1954 ele compõe uma das trilhas sonoras mais impressionantes da história de Hollywood: a música de On the waterfront (lançado no Brasil com o título de Sindicato de ladrões), dirigido por Elia Kazan e estrelado por Marlon Brando. Em 1955, Bernstein adaptou a trilha em uma suíte sinfônica, contínua, cujos episódios remetem a cenas do filme. Mas não é preciso conhecê-lo para que se compreenda a obra: ela se sustenta sozinha, apesar de ser, inclusive nas contradições, um retrato de Nova Iorque, cidade que Bernstein adotou como sua. Nesse processo de reelaboração, Bernstein logra deslocar a funcionalidade original da trilha sonora para um lugar de autonomia. O resultado disso, consciente ou não, é que ele acaba por tangenciar o poema sinfônico, reinventando-o com uma modernidade surpreendente, baseando seu mote no cinema.

The Age of Anxiety [A Era da Ansiedade], cujo título é o mesmo do longo poema de W. H. Auden, é uma obra ímpar de Bernstein, não apenas por ser inusitadamente uma sinfonia para piano e orquestra. Sinfonia, aqui, não se remete, senão longinquamente, ao modelo clássico. Ademais, nela, o compositor revela o pianista excelente que era e o profundo conhecimento idiomático que tinha tanto do piano quanto da orquestra sinfônica. Bernstein a escreveu entre 1948 e 1949, mas, insatisfeito com o final, revisou-a em 1965. A estreia se deu em 1949, pela Orquestra Sinfônica de Boston, sob a batuta de Serge Koussevitzky, tendo o compositor como solista. Seus movimentos têm, cada um, o nome de uma das seções do poema de Auden, sendo que o segundo e terceiro são compostos de uma série de quatorze variações sobre o tema proposto no primeiro. A despeito disso, quaisquer associações com a obra de Auden são desnecessárias. O poema é claramente uma motivação, não um roteiro. Mas a música de Bernstein demonstra o quão ele era comprometido com seu próprio tempo e, nele, com as vicissitudes humanas.

baixar programa

2 ago 2018

de R$ 44,00 a R$ 116,00
compre seu ingresso

Estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos e pessoas com deficiência (e seu acompanhante) têm direito a meia-entrada.
Os ingressos para o setor Coro (44 reais) serão comercializados somente após a venda dos demais setores.

O programa deste concerto foi impresso com papel doado pela Resma Papéis.

|    mais informações sobre ingressos

3 ago 2018