Um Tchaikovsky que nos move

A Sudden Rainbow
Concerto para piano nº 2
Sinfonia nº 4 em fá menor, op. 36

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde sua criação, em 2008. Recentemente, tornou-se o primeiro brasileiro a ser convidado a dirigir uma orquestra asiática, sendo nomeado Regente Principal da Filarmônica da Malásia. Foi Residente da Sinfônica de San Diego, Titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora Regente Emérito das duas últimas. Foi Regente Associado de Mstislav Rostropovich na Sinfônica Nacional de Washington. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia e Itália. Venceu o Concurso Internacional de Regência Nicolai Malko. Mechetti possui títulos de mestrado em Composição e em Regência pela Juilliard School.

Paulo Álvares é professor de música de câmara contemporânea e improvisação na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, e fundador do Ensemble for Aleatoric Music. O artista é requisitado como pianista solo e camerista, particularmente em música contemporânea. Mineiro, nascido em 1960 e formado pela Universidade de São Paulo, estudou nos Estados Unidos com Caio Pagano e Steven de Groot, concluindo mestrado pela Universidade Cristã do Texas. Frequentou, com bolsa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), a Escola Superior de Música de Colônia, onde estudou com Aloys Kontarsky e Hans Ulrich Humpert. Recebeu o Prêmio de Música Kranichstein no Darmstadt New Music Courses. Paulo Álvares trabalhou com regentes e compositores como Mauricio Kagel, Helmut Lachenmann, Luciano Berio, Earle Brown, Tristan Murail, Emmanuel Nunes, Peter Eötvös, Dieter Schnebel e Gerhard Stäbler. Ele se apresentou com orquestras como a Sinfônica WDR de Colônia, Sinfônica de Gürzenich, Sinfônica Bochumer e Saarländisches Rundfunk Orchester, além de colaborar com diversos grupos de música nova.

A Sudden Rainbow | SCHWANTNER

Em 1982, a fim de reaproximar compositores, orquestras e público norte-americano, o programa Meet the Composer [Conheça o Compositor] selecionou cinco importantes nomes para dois anos de residência em cinco das maiores orquestras dos EUA. Assim, Joseph Schwantner iniciou sua colaboração com a St. Louis Symphony, para a qual escreveu A Sudden Rainbow [Um arco-íris súbito]. Estreada em 1986, a obra foi indicada no ano seguinte ao Grammy de Melhor Composição de Música Clássica Contemporânea e recebeu o terceiro prêmio no Kennedy Center Friedheim Award. A obra oferece aos ouvidos um equivalente daquilo que o arco-íris traz aos olhos. Descrito pelo compositor como um fenômeno ofuscante, de beleza luminosa e prismática, o “arco-íris contém as cores puras do espectro visual em faixas consecutivas e é formado no céu pela refração, reflexão e dispersão dos raios do sol na chuva ou na neblina”. Analogamente, a música, escrita de forma simétrica, “frequentemente se desdobra em camadas estratificadas de cores orquestrais”, modeladas “pelo equilíbrio de forças timbrísticas e espaciais em jogo na obra”.

A música fixou-se logo como a forma preferida de expressão do mineiro Eduardo Álvares, bem como o fio condutor de uma proposta estética que tem origem nas artes plásticas e estende-se ao universo da dança, teatro, cinema e literatura. Sua vasta produção musical agrupa-se em três períodos. A fase de formação e de experimentação reúne obras de orientação surrealista e dramática, frutos da acumulação do trabalho com massas sonoras e harmonias dissonantes, linguagem serialista e espetáculos cênico-musicais. A segunda fase estende-se de 2001 a 2007, período no qual o compositor reorientou sua produção em direção a um pós-tonalismo mais convencional. A última fase retoma elementos da primeira, de caráter experimental, e assimila elementos musicais mais ásperos, dissonantes e dramáticos. A obra O livro dos seres imaginários foi inspirada no livro homônimo de Jorge Luis Borges. Trata-se de uma homenagem à música latino-americana primitivista de Villa-Lobos e Revueltas e sinaliza o fim do segundo período composicional de Álvares. Escrito em quatro movimentos, o concerto joga com desníveis de linguagem e rejeita o “nacionalismo melódico e sentimental” em favor de uma força selvagem, percussiva e não europeia. Nas palavras de seu dedicatário e intérprete, Paulo Álvares, irmão de Eduardo, O livro dos seres imaginários “retrata o universo poético de Borges em toda sua estranheza, sua violência atávica e magmática, seu primitivismo moderno revisitado e sua aureolada matéria sonora em fusão”.

A composição da Sinfonia no 4 está intimamente ligada ao aparecimento de Nadezhda von Meck na vida de Tchaikovsky. Musicista amadora e excelente administradora, mantinha um grupo de artistas à sua disposição. Em 1876 encomendou a Tchaikovsky uma peça para violino e piano. Nascia aí um amor platônico e obsessivo e um caso duradouro de mecenato. Madame von Meck depositava mensalmente uma soma considerável de rublos para o compositor, destinada a liberá-lo de dar aulas para sobreviver, dedicando-se inteiramente à composição e às viagens. Os dois trocaram mais de mil cartas e a única imposição feita por von Meck foi a de que nunca se encontrassem pessoalmente. Os primeiros esboços da Quarta Sinfonia datam de fevereiro de 1877. Na época, além de ocupado com a composição da ópera Eugene Oneguin, Tchaikovsky embarcara em um casamento desastrado com sua antiga aluna Antonina Miliukova. A orquestração dos três primeiros movimentos foi concluída em Veneza, no mesmo ano. A conclusão de seu amado opus 36 viria no dia 7 de janeiro de 1878, em San Remo. Considerada pelo compositor como uma de suas melhores obras, a Sinfonia no 4 foi naturalmente dedicada a Mme. von Meck.

baixar programa

1 dez 2017