Obras e
compositores

Em sua trajetória, a Filarmônica já interpretou vários compositores. Aqui você pode conhecer melhor a história e as obras de alguns deles. Use os filtros para encontrar um compositor ou obra.

Encontre

Luciano
Berio

Compositor vanguardista, Berio experimentava principalmente as possibilidades da voz, utilizando, inclusive, assovios, estalos dos lábios e outros ruídos. Atuou também como regente e professor.

Hector
Berlioz

O francês Hector Berlioz foi um dos compositores mais revolucionários da história da música, introduzindo o conceito da música autobiográfica, da utilização de temas associados a ideias ou personagens centrais (ideia fixa), além de ter desenvolvido sobremaneira a orquestra sinfônica, incorporando a ela vários instrumentos. Tornou-se regente para apresentar suas próprias obras, inovando também neste ofício. Sua emblemática obra inicial é a Sinfonia Fantástica.

Leonard
Bernstein

Maestro, compositor e pianista, Bernstein foi o primeiro regente norte-americano a receber reconhecimento mundial. Diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Nova York de 1958 a 1969, é o autor da música para o filme West Side Story, ganhador de dez Oscars, entre eles o de melhor trilha sonora.