Danças norueguesas, op. 35

Edvard GRIEG

(1881 | Orquestração por Hans Sitt, 1891)

Instrumentação: piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tuba, tímpanos, percussão, harpa, cordas.

 

Edvard Grieg é a principal personalidade musical da Noruega. A fim de despertar a atenção mundial para a música norueguesa, fundou a União Musical de Cristiânia – atual Oslo –, da qual fizeram parte intelectuais nacionalistas, dentre eles o célebre escritor Henrik Ibsen, autor do libreto de Peer Gynt. Aclamada por gerações de aficionados do mundo inteiro pela qualidade melódica e vitalidade inerente, a música de Grieg parece tão repleta de frescor hoje quanto no momento da composição. Sua obra, quando não se baseia claramente em melodias folclóricas, está repleta de elementos originários da música popular norueguesa. Há, por exemplo, as escalas modais e irregulares, o uso característico de ornamentos, ritmos ponteados, pedais, dissonâncias agudas e, sobretudo, a fórmula Grieg: intervalo melódico descendente de segunda seguido de uma terça. Grieg assimilou tais componentes de maneira natural e orgânica, combinando-os com ideias surgidas de sua fértil imaginação: “o reino da harmonia sempre foi o meu mundo imaginário”, confessou o compositor; “a relação entre meu sentido harmônico e as músicas folclóricas norueguesas é um mistério até para mim. Descobri que as sombrias profundezas das nossas melodias se devem à sua especial riqueza e às inesperadas possibilidades de sua harmonia”.

 

O nacionalismo norueguês fixa sua raiz nos contos populares tradicionais coletados por Jorgen Moee nas músicas folclóricas montanhesas, selecionadas por Ludvig Mathias Lindeman. O professor de Grieg, o dinamarquês Niels Gade, já havia orientado seu discípulo a buscar na rica cultura norueguesa inspiração para suas melodias, mas foi Rikard Nordraak, amigo e compatriota de Grieg, quem o impeliu a cultivar uma arte especificamente nacional. Grieg compôs cerca de setenta canções e danças folclóricas norueguesas para piano, entre elas dezessete harmonizações de Slåtter – danças camponesas norueguesas para violino de Hardanger ou hardingfele, instrumento no qual soam quatro cordas enquanto outras quatro ou cinco vibram por ressonância.

 

Grieg compôs as Danças norueguesas em Hardanger durante o verão de 1881. Elas se baseiam no Halling, dança folclórica norueguesa na qual os homens saltam atleticamente para acertar um chapéu a dois metros de altura. Tais composições surgiram para atender à demanda de obras nacionalistas em forma de dança, como as Danças Húngaras de Brahms e Danças Eslavas de Dvorák: todas originais para piano a quatro mãos. O dinamarquês Robert Martin Henriques foi o primeiro a orquestrar duas das Danças norueguesas de Grieg. Ao que se sabe, o autor criticara a rítmica insuficiente apresentada naquela instrumentação. A orquestração que deu fama à obra foi realizada pelo compositor tcheco Hans Sitt. Ele baseou-se na instrumentação realizada por Grieg a partir de outras obras para piano a quatro mãos, como a Suíte Holberg, as Duas melodias nórdicas, as Variações sobre uma antiga melodia norueguesa e as Danças Sinfônicas, também inspiradas em temas noruegueses.

 

Marcelo Corrêa
Pianista, Mestre em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor na Universidade do Estado de Minas Gerais.

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