Música de Concerto para Cordas e Metais, op. 50

Paul HINDEMITH

(1930)

Instrumentação: 4 trompas, 4 trompetes, 3 trombones, tuba, cordas.

Originário de uma família muito pobre, Hindemith estudou violino desde cedo, tocando à noite em bares, cinemas e cafés. Estudou Composição em Frankfurt e desenvolveu-se solidamente também como instrumentista.

Aos trinta e dois anos de idade assumiu a cátedra de Composição na Staatliche Hochschule für Musik de Berlim, um dos cargos acadêmicos mais prestigiosos da Alemanha à época, para um músico. Foi professor da Universidade de Zurique e, por doze anos, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Foi convidado a dirigir conservatórios por toda a Alemanha e a reger orquestras em todo o mundo. Recebeu títulos honorários das universidades de Oxford, Columbia e Universidade Livre de Berlim.

Além de ter sido um dos mais renomados compositores da primeira metade do século XX, Hindemith foi importante educador e instrumentista virtuose. Seus alunos e amigos sempre o descreveram como um homem puro, modesto, generoso e bem-humorado. Hindemith considerava a música um dos maiores presentes de Deus, que deveria ser enaltecido acima de todas as coisas. Para ele, feliz era quem verdadeiramente amava a música e abençoado o indivíduo cujo talento permitisse criá-la e executá-la.

Desde cedo interessou-se pela música cênica e compôs algumas obras importantes no gênero. Seu catálogo é enorme, muito abrangente, incluindo uma produção de caráter didático de grande valor. O conjunto de sua obra, predominantemente neoclássica, é inconfundível e tem grande importância no século XX.

A Música de Concerto para Cordas e Metais, op. 50, foi composta em 1930 para as comemorações dos cinquenta anos da Orquestra Sinfônica de Boston, a pedido de Serge Koussevitzky, que regeu a estreia, em Boston, em abril de 1931. Foi a última de uma série de três peças que Hindemith intitulou Konzertmusik (Música de concerto para viola e orquestra de câmara, op. 48, e Música de concerto para piano, metais e duas harpas, op. 49).

Na Konzertmusik op. 50, Hindemith divide a orquestra em metais versus cordas. Enquanto o naipe de metais é o usual de uma orquestra sinfônica (4 trompas, 4 trompetes, 3 trombones e 1 tuba), as cordas estão divididas em apenas quatro seções, com os primeiros e segundos violinos tocando juntos.

A peça possui duas partes. A parte I apresenta duas seções que poderiam funcionar como o primeiro (Allegro) e segundo (Lento) movimentos de uma sinfonia: a primeira seção, imponente e agitada, onde metais e cordas se opõem em um tremendo jogo de forças; e a segunda seção, lenta, onde os metais acompanham uma melancólica melodia executada em uníssono pelas cordas. A parte II também apresenta duas seções que, por sua vez, seriam o terceiro (Scherzo) e quarto (Finale – Allegro) movimentos sinfônicos. A primeira seção é um Scherzo com sua clássica subdivisão: rápido (fugato agitado nas cordas), lento (momento calmo com uma doce melodia anunciada pelas violas e retomada pelo primeiro trombone) e rápido (volta do fugato). A segunda seção, uma imponente coda, fecha a peça com chave de ouro.

Guilherme Nascimento
Compositor, Doutor em Música pela Unicamp, professor na Escola de Música da UEMG, autor dos livros Os sapatos floridos não voam e Música menor.