Ayumi Shigeta

Teclados   |   Principal

Natural de Hyogo-ken, Japão, Ayumi se mudou para o Brasil em 1977, quando iniciou suas aulas de piano. Aos quinze anos realizou seu primeiro recital solo no Masp, São Paulo, executando o Concerto de Brandemburgo nº 5 de Bach. Dois anos depois, apresentou-se em seu país natal em recitais dedicados à música brasileira ao lado de sua então professora, Junko Yamakawa.

Ayumi estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Fundação Magda Tagliaferro com Maria Eliza Bologna. Aperfeiçoou-se em festivais, masterclasses e em aulas com professores e pianistas, como Paul Rutman, Paul Badura-Skoda, Gilberto Tinetti, Flávio Varani, Paulo Álvares, Olga Kium e Eduardo Monteiro. Graduou-se pela Faculdade Mozarteum e é Mestre pela Unicamp, sob orientação de Eduardo Garcia e Mauricy Martin. Com bolsa da Fundação Vitae, formou-se em Cravo sob a orientação de Ilton Wjuniski na Fundação Magda Tagliaferro, onde é professora de piano desde 2000.

É camerista premiada em diversos concursos nacionais e apresentou-se como solista na Filarmônica de São Paulo, na Orquestra da Rádio e Televisão Cultura e na Osesp, onde tem atuado também como tecladista convidada.