Érico Fonseca

Trompetes   |   Principal Associado

Érico nasceu em Nova Friburgo, onde começou a estudar música na Sociedade Campesina Friburguense com Uldemberg Fernandes e Vinicius Lugon. Em 1999, foi escolhido como Primeiro Trompete da OSB Jovem. Recebeu uma bolsa de estudos no Conservatório de Fribourg na Suíça, onde graduou-se em Trompete e Pedagogia Musical em 2003. É Mestre em Práticas Interpretativas em Trompete pela Haute École de Musique de Suisse Romande em 2005, como aluno de Jean-François Michel.

Atualmente, além de integrar a Filarmônica, é professor da Universidade Federal de Ouro Preto.

Foi solista com a Orquestra de Câmara de Praga, Aargauer Symphonieorchester e outros. Na Suíça, integrou a Sinfonie Orchester Biel Solothurn e a Berner Symphonieorchester durante as temporadas 2001, 2002 e 2003. Foi professor no Conservatoire de Fribourg de 2003 até 2007 e academista da Orquestra Sinfônica da Ópera de Zurich de 2005 até 2007. Participou de masterclasses com Maurice André, Hakan Hardenberger, Urban Agnas, Adolph Herseth, Reinhold Friedrich e outros.

Érico foi primeiro lugar no Yamaha Foundation for Europe (2003), finalista do Yamaha Trumpet Contest em Berlim (2004) e segundo colocado no concurso Jeunesses Musicales na Chaux-de-Fonds (2001).