|    19 dez 2013

Filarmônica e UEMG assinam parceria

Orquestra e Universidade passam a cooperar oficialmente em ações voltadas à educação musical

Estiveram na sede do Instituto Cultural Filarmônica no último dia 19 de dezembro o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dijon Moraes Júnior, seu chefe de gabinete, Eduardo Andrade Santa Cecília, além do diretor da Escola de Música (Esmu), Rogério Bianchi Brasil, e os professores Helder da Rocha Coelho, vice-diretor da Esmu, e Wilsterman Sattoni Coelho, chefe do Departamento de Teoria Musical. O grupo foi participar da assinatura de um Termo de Cooperação entre a Orquestra e a UEMG para ações conjuntas de interesse das duas instituições.

 

O Termo de Cooperação oficializa um bom relacionamento que já acontece em algumas atividades da Orquestra, como os Concertos Didáticos, que têm a participação de monitores da Esmu na preparação dos alunos que assistem às apresentações. Alunos da Esmu também já são beneficiários do programa Ingresso Solidário, que distribui a estudantes de música ingressos doados por assinantes.

 

Além da continuidade dessas parcerias, o Termo prevê a realização de masterclasses para alunos da Esmu, dadas por músicos da Filarmônica, e a elaboração de publicações conjuntas. “O Termo envolve todas as diretorias do Instituto e as possibilidades de parceria são infinitas para duas instituições que têm tantos objetivos em comum”, comemora o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira. Para o maestro Fabio Mechetti, a iniciativa fortalece a vida musical da cidade.