A Suíte Francesa é um conjunto de sete danças inspiradas na obra de Claude Gervaise, compositor francês nascido no século XVI. Em 1935, o dramaturgo Édouard Bourdet pediu a Francis Poulenc e seu amigo Georges Auric que escrevessem a música incidental para sua nova peça, A rainha Margot. Por sugestão da famosa professora e regente Nadia Boulanger, Poulenc decidiu revisitar a obra de Gervaise e, a partir de passagens retiradas de seu Livre de Danceries (sobre danças e músicas dançantes da época), compôs uma suíte em estilo neoclássico que, principalmente em termos melódicos, muito se assemelha a outros trabalhos seus do mesmo período. A primeira versão da obra foi escrita para uma orquestra de câmara reduzida, formada por nove instrumentos de sopro (oboés, fagotes, trompetes e trombones), percussão e cravo. Porém, a primeira versão publicada foi o arranjo feito pelo próprio Poulenc para piano, também em 1935. A versão original só seria publicada em 1948, e, em 1953, sairia uma transcrição para piano e violoncelo dedicada ao violoncelista Pierre Fournier.