Da Finlândia para Minas Gerais – filho

SEGERSTAM
SIBELIUS
Concerto para piano
Sinfonia Piccola (estreia mundial)
Sinfonia nº 7 em Dó maior, op. 105

Leif Segerstam, regente convidado

O compositor, regente, violinista e pianista Leif Segerstam é um dos talentos mais versáteis dos países nórdicos. Como maestro, atuou como regente titular da Orquestra Filarmônica de Turku de 2012 a 2019. Formado pela Academia Sibelius, na Finlândia, e pela Juilliard School, em Nova York, esteve à frente de diversas orquestras de rádio em países como Áustria, Finlândia e Dinamarca, bem como a Orquestra Sinfônica da Renânia-Palatinado e a Orquestra Filarmônica de Helsinki. Conhecido também pelo excepcional volume de sua produção, Segerstam compôs mais de 300 sinfonias e outras peças sinfônicas. Até 2013, atuou como professor de regência na Academia Sibelius. Em 2014, recebeu do Presidente da Finlândia o título de Professor.

Ivo Varbanov é vencedor do prêmio Ivan Vazov, pela contribuição dada à popularização da cultura da Bulgária pelo mundo. Após uma pausa nas apresentações, entre 2009 e 2012, devido a uma leucemia, ele retornou aos palcos com a Orquestra Filarmônica Real, em Londres. Em 2017, lançou pela Hyperior Records a gravação do Concerto para piano, de Dimitar Nenov, com a Orquestra Nacional Real Escocesa. Já circulou em mais de vinte países, em três continentes, com apresentações em concertos e recitais. Colaborou com sua esposa Fiammetta Tarli nos trabalhos camerísticos. Já esteve no palco com a English Chamber Orchestra, a Filarmônica de Turku, de Sofia e de Gdansk, bem como com a Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Bulgária e a Sinfônica de Tianjin, na China.

Concerto para piano | NENOV

Pertencente à segunda geração de compositores búlgaros, Dimitar Nenov foi um dos fundadores da Sociedade de Música Contemporânea do país. Emblemático por seus vários interesses e por sua atividade musical e social, Nenov está entre os mais ilustres pianistas da Bulgária. Além do trabalho composicional, também foi arquiteto, administrou um conservatório em Sofia, foi professor titular de piano na Academia Estadual de Música e o primeiro diretor musical da Rádio Sofia. Ainda que sua música expressasse uma visão original que estabelecia um diálogo entre ideias contemporâneas e a tradição nacional búlgara, Nenov fora efetivamente silenciado pelo governo. Sua música foi condenada por ser influenciada pelo modernismo ocidental, o que resultou em inúmeras partituras queimadas e gravações destruídas. Em 2017, o também búlgaro Ivo Varbanov publicou uma redescoberta: a inédita e reveladora gravação comercial do Concerto para piano, de 1936. Em um único movimento, a jornada combina modernismo singular com uma sensibilidade romântica tardia. Fortes influências da dança búlgara passeiam pelo caminho.

A cada nova orquestra, uma nova obra. Um dos mais prolíficos compositores de seu tempo, o finlandês Leif Segerstam retribuirá o convite para se apresentar com a nossa Orquestra com um presente. Trata-se da Sinfonia Piccola. Há mais de uma obra em seu repertório com o mesmo nome, mas esta será criada unicamente para ser apresentada com a Filarmônica de Minas Gerais. Segerstam começou a compor na década de 1960. Em 1970, seu Quinto quarteto de cordas foi um ponto de virada: nele, o autor começou a desenvolver sua própria técnica de composição, operada com blocos de som em vez de motivos melódico-rítmicos. Em maio de 2016, Segerstam concluiu a sua 300ª sinfonia.

Exageradamente considerado como um compositor nacionalista, Sibelius foi, na verdade, um compositor cosmopolita, atento às transformações musicais de seu tempo, mas sempre fiel ao seu estilo. Em 1924, sua Sétima Sinfonia foi originalmente apresentada como Fantasia Sinfônica, deixando claro que o compositor estava ciente de ter cruzado a linha das normas do gênero: são cerca de 22 minutos de um único e contínuo movimento. Apenas um ano depois, quando vai publicar a obra, é que Sibelius a chama de Sinfonia. A Sétima é uma obra-prima tão compacta, quanto diversa e inspirada.

adicione à agenda 29/05/2020 8:30 PM America/Sao_Paulo Da Finlândia para Minas Gerais – filho false DD/MM/YYYY