Laboratório de Regência: Concerto de encerramento

DVORÁK
Sinfonia nº 7 em ré menor, op. 70

Fernando Mathias, regente

Natural de Santo André (SP), Fernando Mathias iniciou seus estudos de violino aos 12 anos. Dois anos depois, começou a estudar trompa com Nikolay Genov e Mário Rocha. Em 2015, após orientações do maestro Giancarlo Guerrero, inicia seu percurso na regência recebendo incentivos de maestros como Roberto Tibiriçá, Marcos Arakaki e Jetro Meira. Foi orientado por Wagner Polistchuk e Marin Alsop na classe de Regência da Academia de Música da Osesp. Atualmente, aos 32 anos, é regente da Orquestra Contemporânea Innovare, que prepara apresentação na Sala São Paulo em 2022.

Nascido em Nova Iguaçu (RJ), Marcelo Falcão é Mestre em Regência Orquestral pela Royal Welsh College of Music and Drama (País de Gales), onde concluiu seus estudos com mérito. Especializou-se em regência de música moderna e contemporânea na Suíça. Foi bolsista do Festival de Campos de Jordão e regente no Ateliê Contemporâneo, em São Paulo. Em Berlim, foi Diretor Artístico e Regente Principal da Babylon Orchester Berlin, a orquestra residente no lendário cinema Babylon, onde conduziu apresentações ao vivo de filmes como Metropolis, Nosferatu e Encouraçado Potemkin.

Nascido em São Paulo em 1986, André Bachur começou seus estudos no violino e depois dedicou-se ao piano, bandolim, violão tenor e guitarra baiana. É graduado em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente cursa o mestrado. Em 2018, foi aluno da classe de regência da Academia de Música da Osesp, orientado por Marin Alsop. Entre 2011 e 2014, foi Regente Assistente da Orquestra de Câmara da ECA-USP e, desde 2020, é Regente Adjunto da mesma instituição. Já atuou em diversos grupos paulistas, como a Sinfônica da USP, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Moderna e a EOS Música Antiga USP.

Natural de Belém, Daniel Lima é Mestre em Regência Orquestral pela Johns Hopkins University, na classe de Marin Alsop, que também o orientou na classe de Regência da Academia de Música da Osesp. Participou de cursos como a Oficina Internacional de Regência Orquestral da Sinfônica de Santo André, do Festival de Campos do Jordão de masterclass com a National Symphony Orchestra, no Kennedy Center, em Washington (EUA). Regeu orquestras como a Baltimore Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica de Santo André.

Sinfonia nº 7 em ré menor, op. 70 | DVORÁK

Em 1883 o maestro inglês Joseph Barnby regeu o Stabat Mater de Dvorák em Londres. A Inglaterra mantinha um padrão cultural notável e dava oportunidades a compositores europeus, como foram os casos de Haendel, Haydn e Mendelssohn. Tal o sucesso obtido pelo Stabat Mater que Dvorák logo foi convidado para reger suas obras na capital inglesa, quando teve a mais calorosa acolhida de sua vida até aquele momento. Tornou-se membro honorário da Royal Philharmonic Society e recebeu a encomenda de uma nova sinfonia para o ano seguinte. Nascia, assim, a Sinfonia nº 7 em ré menor. A estreia se deu em 22 de abril de 1885, no St. James Hall, em Londres, com a Royal Philharmonic Society sob regência do compositor. O autor foi ovacionado, e a crítica especializada comparou a Sétima do compositor tcheco às sinfonias de Brahms. Em junho Dvorák preparou a partitura para publicação. Seu editor, Simrock, o mesmo de Brahms – a quem pagava valores muito maiores do que a ele –, teve de rever seus critérios diante do sucesso da Sinfonia. Dvorák já não era um compositor desconhecido. O reconhecimento internacional havia começado.

baixar programa

13 abr 2022
quarta-feira, 20h30

Ingressos Transmissão

A retirada de ingressos começará na sexta-feira, dia 8 de abril, após as 15h, somente online. Limitada a quatro ingressos por pessoa.

|    mais informações sobre bilheteria