“Os Quatro Temperamentos”, segundo Carl Nielsen

07 e 08 de novembro 2019, das 19H30 às 20H
Sala de Recepções
Palestrante: Werner Silveira

ir para a página deste programa

Inspirado em Hipócrates (considerado o pai da Medicina), o médico e filósofo Galeno de Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos (ou humores), mostrando que o equilíbrio ou desequilíbrio entre eles determina a nossa personalidade e a nossa propensão a certas doenças. E é exatamente sobre esses quatro humores que o dinamarquês Carl Nielsen escreve sua Segunda Sinfonia. Em cada movimento, um temperamento correspondente: Colérico, Fleumático, Melancólico e Sanguíneo.

Werner Silveira

Percussionista da Filarmônica desde a sua criação, em 2008, Werner foi professor de Percussão e coordenador do Departamento de Música do Cefart da Fundação Clóvis Salgado. Há mais de quinze anos vem pesquisando sobre as relações entre artes, filosofia, ciência, educação e gestão para o ciclo de palestras temáticas intituladas Degustação Musical. Desde fevereiro de 2017 é professor convidado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Arte e Gestão e Humanidades na Gestão.