Eduardo Swerts

Violoncelos

Eduardo nasceu em Belo Horizonte, onde graduou-se em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Seguiu seus estudos na Alemanha, concluindo o mestrado, o Artist Diploma e o curso de Música de Câmara na Musikhochschule Münster e na Robert Schumman-Hochschule Düsseldorf. Seus orientadores foram Abel Moraes, Matias de Oliveira Pinto e Franziska Batzdorf, respectivamente. Realizou masterclasses com Antonio Meneses, Maria Kliegel, Peter Bruns e Márcio Carneiro, entre outros.

Integrou orquestras no Brasil, na Alemanha, no Festival delle Nazioni na Itália e foi Violoncelo Principal da Orquestra das Américas. Apresentou-se como solista em Portugal, no Festival do Algarve e na Alemanha, no Solistenforum Münster. Venceu o Concurso de Música de Câmara de Münster com a pianista Risa Adachi, apresentando-se na Alemanha, na Grécia e em Portugal, além da gravação e transmissão ao vivo do concerto pela rádio alemã WDR3. Membro do Trio Villani, lançou em 2016 o primeiro álbum “Três Tons Brasileiros” pelo selo Natura Musical.

Eduardo é professor de violoncelo da UEMG desde 2017 e diretor artístico do BELO CELLO Festival. Entre 2010 e 2012, lecionou na Staatliche Musikschule des Emslandes e na Musikschule Steinfurt. Foi também professor assistente de Matias de Oliveira Pinto na Academia da Musikhochschule Münster. Bolsista do KAAD e da fundação Yehudi Menuhi, é também formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).