Tiago Ellwanger

Segundos Violinos

Gaúcho de Campo Bom, Tiago Ellwanger iniciou seus estudos de violino aos sete anos de idade. Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2004, onde estudou com Hella Frank, e mais tarde foi bolsista da Fundação Vitae, estudando com Eliane Tokeshi. Recebeu o título de Mestre pela Universidade de Wisconsin-Milwaukee, com Bernard Zinck, e concluiu o Artist Diploma pela Universidade do Tennessee-Knoxville, com Mark Zelmanovich, ambas nos Estados Unidos. Participou de masterclasses com Rachel Barton Pine, Leon Spierer, Markus Däunert, Yang Liu, Gerardo Ribeiro, Shmuel Ashkenasi, Fine Arts Quartet, Mendelssohn Quartet, entre outros.

Foi premiado no concurso Jovens Solistas da Orquestra do Sesi, no UWM Concerto Competition e no UTK Concerto Competition. Com o pianista Francisco Dellandréa, venceu em 2003 o Concurso de Música de Câmara de Curitiba, obtendo também o prêmio de Melhores Intérpretes de Villa-Lobos.

Apresentou-se como solista frente às orquestras da UFRGS e de Câmara da Ulbra. Tiago integrou as orquestras sinfônicas da UCS (Universidade de Caxias do Sul) e de Porto Alegre, a Green Bay Symphony, a Sheboygan Symphony e a Orquestra Jovem das Américas, atuando com maestros como Carlos Miguel Prieto, Dante Anzolini, Isaac Karabtchevsky, Bridget Reischl e Osvaldo Ferreira.