Sem
Mistério

Aproveitar um concerto sinfônico não tem mistério algum, mas, com pequenos detalhes, a sua experiência pode ser ainda melhor. Se no início for difícil, não se preocupe. Aos poucos, você vai perceber como é maravilhoso deixar a música fazer parte da sua vida.

Primeiros Passos

Informação feita para você que quer se aproximar da música clássica.

para crianças para adolescentes para todos

Para apreciar um concerto:

Na Hora!

Durante um concerto, qualquer movimentação perturba a execução da obra. Portanto, seja pontual e respeite o fechamento das portas após o terceiro sinal. E, se precisar trocar de lugar ou sair antes do fim da apresentação, aguarde o término de uma peça.

O silêncio é o espaço da música

Conversas e pequenos barulhos incomodam muito quem está ao seu lado. Sussurros, batidinhas com as mãos, manuseio de objetos pessoais, tudo isso fere o silêncio, essencial para a música acontecer.

Fotos e vídeos

Nós entendemos que você queira registrar seus momentos diante da Orquestra. Mas, se estiver em uma apresentação em local fechado, deixe de lado os registros durante o concerto e apenas aproveite a música. Esta é sempre a parte mais importante.

Aparelhos celulares

Não se esqueça de desligar o seu celular ou outro aparelho sonoro. Além do barulho, qualquer luz acesa durante o concerto, atrapalha quem está por perto.

Aplausos

Na orquestra, aplausos têm hora certa. As pequenas pausas não indicam o término da obra; assim, para saber se o momento de aplaudir chegou, acompanhe o programa de concerto, que informa o número de movimentos de cada peça. Vale também ficar de olho na atitude e nos gestos do regente.

Notas de programa

O programa de concerto é elaborado com a colaboração de diversos profissionais. Aproveite esta oportunidade a mais para conhecer música, compositores e intérpretes.

O que vestir

Não existe roupa certa para se ir a um concerto. Nossa sugestão é que você escolha algo confortável, mas que, ao mesmo tempo, demonstre respeito pela performance dos músicos.

Tosse

A tosse perturba a concentração dos músicos e da plateia. Então, se você estiver em um daqueles dias em que a garganta não dá paz, tenha sempre por perto um lenço ou uma pastilha, e, nesse caso, escolha embalagens silenciosas.