Sobre a Filarmônica

Em 21 de fevereiro de 2008, músicos do Brasil e de outras partes do mundo subiam ao palco para realizar o concerto inaugural da Filarmônica de Minas Gerais. Juntos, deram vida à Sinfonia nº 9 de Beethoven, conduzidos pelo maestro Fabio Mechetti, desde então à frente da Orquestra, como Diretor Artístico e Regente Titular. Com excelência artística e vigorosa programação, a Filarmônica tornou-se referência no Brasil e vai conquistando seu espaço internacionalmente.

Conheça mais sobre a trajetória da nossa Orquestra:

Apresentações

Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, é a cidade da Filarmônica, onde ela se apresenta regularmente em séries de assinatura – Allegro, Vivace, Presto, Veloce e Fora de Série –, interpretando grandes obras do repertório sinfônico.

Tendo a aproximação com novos ouvintes como um de seus nortes artísticos, a Orquestra também traz à cidade uma sólida programação gratuita ou a preços populares – são os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara e os concertos de encerramento do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência. Para as crianças e adolescentes, a Filarmônica dedica os Concertos Didáticos, em que mostra os primeiros passos para apreciar a música erudita.

Festival Tinta Fresca

Desde 2008, o Festival Tinta Fresca fomenta a criação musical sinfônica entre compositores brasileiros. No cerne do Festival está a troca de experiências entre nomes consolidados da cena nacional, com jovens em busca de sua própria voz na criação artística. O projeto culmina na encomenda de uma peça ao vencedor de cada edição para ser estreada em temporada futura da Orquestra.

Laboratório de Regência

O Laboratório de Regência é uma iniciativa pioneira no país que possibilita a jovens regentes brasileiros se aperfeiçoarem junto ao maestro Fabio Mechetti, em aulas técnicas e ensaios, culminando com a oportunidade de conduzir a Orquestra em concerto aberto ao público.

Gravações

Da parceria com o selo Naxos nasceram álbuns dedicados a Villa-Lobos – The Guitar Manuscripts volumes 1, 2 e 3, com o violonista Andrea Bissoli – e quatro CDs da série Brasil em Concerto, do Itamaraty – álbuns com obras de Alberto Nepomuceno, Almeida Prado, com a pianista Sonia Rubinsky (indicado ao Grammy Latino 2020), Dom Pedro I e Carlos Gomes. A Filarmônica lançou três álbuns independentes – Sinfonia nº 9, “A Grande” de Franz Schubert, Floresta do Amazonas de Villa-Lobos e obras de Brahms & Liszt. A Orquestra gravou ainda Dança Sinfônica (2015), trilha composta por Marco Antônio Guimarães (Uakti) para os 40 anos do Grupo Corpo. Pelo Selo Sesc, gravou obras de Nepomuceno e Guarnieri com a pianista Cristina Ortiz.

Cidades mineiras visitadas

Pegar a estrada rumo ao interior de Minas Gerais está na gênese da Filarmônica. Desde 2008, mais de 50 cidades receberam a Orquestra, de Norte a Sul, passando também pelas regiões Leste, Alto Paranaíba, Central e do Triângulo.

Cidades brasileiras visitadas

A Filarmônica já percorreu os principais centros artísticos do Brasil, entre eles Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Paulínia, Recife, Salvador e Porto Alegre, além de visitar frequentemente o Rio de Janeiro e São Paulo.

Turnê internacional

O ano de 2012 marcou a estreia internacional da Filarmônica. A Orquestra realizou cinco concertos na Argentina e no Uruguai, incluindo duas apresentações com ingressos esgotados no prestigioso Teatro Colón em Buenos Aires.

Outras apresentações

• Festival Internacional de Campos do Jordão (edições 2008 a 2014)
  • Festival Internacional de Juiz de Fora (edições 2008 a 2014)
  • Temporada Osesp/Sala São Paulo (2010 e 2013)