|    14 ago 2018

Sobre a alma hispânica

Dos jardins de Aranjuez, na Espanha, com Joaquín Rodrigo a uma milonga em Buenos Aires com Astor Piazzolla, leia sobre o programa essencialmente hispânico que a nossa Orquestra interpreta no dia 18 de agosto.

por Igor Reyner *

Influenciado pelas aulas de composição de Nadia Boulanger e pela música de Gerry Mulligan, que descobrira em Paris, Astor Piazzolla retornou à Argentina e criou o Octeto Buenos Aires em 1955. À formação clássica do sexteto de tango, que contava com dois bandoneons, dois violinos, um contrabaixo e um piano, Piazzolla acrescentou um violoncelo e uma guitarra elétrica, dando vazão a novas sonoridades e a uma linguagem que mescla elementos do tango tradicional, do jazz e da música de concerto europeia; inaugurava, com isso, o Nuevo Tango. Para seu recém-criado grupo compôs, em 1956, Tango Ballet, uma suíte programática em seis cenas – Introdução, A Rua, Encontro – Esquecimento, Cabaret, Solidão, A Rua. Anedótico e sentimental, esse tango foi posteriormente transcrito para orquestra e quarteto de cordas.

Composta em 1942, Tres aires chilenos marca o final da vida composicional de Enrique Soro. Estreada no mesmo ano de sua composição, pela Orquesta Sinfónica de Chile, regida por Soro, a obra inspira-se na famosa cueca Ciento veinticinco pesos. mantendo a métrica característica desse estilo de dança da região dos Andes, o conjunto de peças deixa transparecer em sua clareza musical o seu material folclórico de origem. Cada aire constrói uma atmosfera musical singular. Em seu conjunto, elas abrangem passagens sentimentais, doces recitativos e momentos de euforia típicos da dança chilena. Tres aires chilenos figura entre as obras mais bem recebidas da música orquestral chilena da primeira metade do século XX.

Composto pelo espanhol Joaquín Rodrigo, em 1939, o mais famoso concerto para violão e orquestra foi inspirado nos jardins do Palacio Real de Aranjuez, residência de primavera da família real espanhola no tempo de Filipe II. Para o compositor, o concerto evoca “a fragrância das magnólias, o cantar dos pássaros e o borbotar das fontes” daquele jardim. Seu famoso adagio, como revelado na autobiografia de Victoria Kamhi, sua esposa, foi inspirado tanto nos felizes dias da lua de mel do casal quanto na dor da perda gestacional de seu primeiro filho. Composto em Paris, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o concerto foi estreado no dia 9 de novembro de 1940, no Palau de la Música Catalana, em Barcelona.

Comissionado por Sergei Diaghilev e estreado em 1919, O chapéu de três pontas é um balé do compositor espanhol Manuel de Falla, coreografado por Léonide Massine, com cenário e figurino de Pablo Picasso. Inspirado na novela homônima de Pedro Antonio de Alarcón, publicada em 1874, o enredo do balé narra as confusões de um moleiro, sua esposa e um magistrado depravado. Sua música, escrita entre 1916 e 1917, foi usada inicialmente como trilha da pantomima O Magistrado e a Moleira, num arranjo para dezoito músicos. Após a estreia do balé, Falla agrupa em duas suítes para orquestra suas principais danças.

A mais popular obra do espanhol Joaquín Turina, Danças Fantásticas é um conjunto de três peças originalmente compostas para piano a partir de gêneros musicais caracteristicamente espanhóis: Exaltación é uma jota aragonesa; Ensueño, um zorcico basco; e Orgía, uma farruca andaluza. Escrita entre 11 e 29 de agosto de 1919, a suíte foi orquestrada entre 15 de setembro e 30 de dezembro do mesmo ano e estreada em 13 de fevereiro de 1920, pela Orquestra Filarmônica de Madri regida por Bartolomé Pérez Casas. Cada uma das danças tem por epígrafe uma frase extraída de La Orgía, de José Mas, novela que inspirou a obra de Turina.

Em 1910, Enrique Granados compõe Goyescas, suíte para piano solo que serviria de inspiração para a composição, em 1915, de uma ópera homônima em um ato. Esta, segundo o compositor, seria “um retrato da vida quintessencialmente espanhola”. Nela, como nos trabalhos de Goya, coexiste o amoroso e o apaixonado, o dramático e o trágico. Concebido no intuito de preencher uma longa mudança de cena, o Intermezzo foi composto numa única noite, alguns dias antes de sua estreia, no dia 28 de janeiro de 1916, no Metropolitan Opera House de Nova York. Embora de pequenas dimensões, tornou-se a obra orquestral mais conhecida e executada de Granados.

* Pianista, Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Literatura pelo King’s College London.

[Ilustra esta página um recorte da pintura Jardim de Aranjuez, de Santiago Rusiñol (1861–1931).]

REFERÊNCIAS

ASTOR PIAZZOLLA

CD Astor Piazzolla: The Soul of Tango, Greatest Hits – Milan Records – 2000