Concerto para piano em sol menor, op. 33

Antonín DVORÁK

(1876)

Instrumentação
2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos e cordas.

Antonín Dvorák começou a projetar-se internacionalmente em 1877, como resultado indireto da quarta de cinco solicitações sucessivas de bolsa – todas atendidas – que enviou anualmente ao governo austríaco entre 1874 e 1878: os Duetos Morávios, apresentados ao comitê de seleção, caíram nas mãos de Johannes Brahms, que os recomendou a Fritz Simrock, editor e amigo.

Como mostram as primeiras publicações, o exotismo era então o caminho mais óbvio para um jovem compositor cuja língua materna não fosse o alemão. O fato de que os Duetos Morávios e as Danças Eslavas de Dvorák sirvam para caracterizar o nacionalismo da Europa Central, enquanto seus equivalentes quase exatos na carreira de Brahms – as Liebeslieder-Walzer e as Danças Húngaras – prefigurem o universalismo germânico, mostra os dois pesos e duas medidas da historiografia musical. “O maior dos nacionalistas tchecos”, como se costuma dizer, foi também o compositor mais versátil da segunda metade do século XIX e, nesse sentido, o mais universal. Dvorák expressou-se em quase todos os gêneros de seu tempo.

O Concerto em sol menor foi escrito entre o final de agosto e 14 de setembro de 1876. Trata-se de um trabalho sinfônico que faz grandes exigências ao pianista, sem recompensá-lo com o protagonismo habitual. Karel Slavkovsky estreou-o em Praga com Adolf Cech à frente da Orquestra do Teatro Provisório, em março de 1878. Oscar Beringer introduziu-o no circuito internacional com August Manns em outubro de 1883. Em vida do compositor, ele foi ouvido ainda em Praga, na interpretação da pianista Ella Modricka, com Adolf Cech; em Berlim com Anna Grosser-Rilke e Dvorák; e ainda em Londres e Praga.

Além do texto original, o manuscrito contém anotações a grafite, lápis vermelho e azul, tinta vermelha, bem como passagens corrigidas com papel colado. Nem todas as anotações são do compositor, e nem sempre é possível saber se as modificações ocorreram durante o processo de criação ou por ocasião da primeira publicação, em 1883. Parece razoável supor que algumas resultem de sugestões dos executantes iniciais.

Pianistas manifestaram-se com restrições: Slavkovskya achou que o Concerto oferecia “poucas oportunidades ao virtuosismo”; Harriet Cohen reclamou da “inadequação da maior parte da escrita pianística”; e Alec Robertson encontrou nele “menos um coração caloroso que um pé frio”. Durante a Primeira Guerra, Vilém Kurz reescreveu a parte do piano, versão estreada por Ilona Stepanova-Kurzova, sua filha. Essa adaptação manteve a obra viva nas mãos de eminentes pianistas, alunos de Stepana-Kurtzova ou de Kurtz, como R. Firkusny. Por outro lado, Sviatoslav Richter encarregou-se de preservar a memória do texto original de Dvorák em quatro registros, entre 1961 e 1976. Já András Schiff não se limitou a gravá-lo em 1986, mas financiou a publicação do manuscrito em fac-símile, no centenário da morte do compositor.

Obra de um músico da Europa Central, o opus 33 foi empurrado pelo século XX para o fogo cruzado de um debate característico, de acordo com o qual o século anterior conhece dois tipos de concerto: o sinfônico, na tradição de Mozart e Beethoven, e o virtuosístico, na de Chopin e Liszt. Em última análise, o que esse embate coloca em jogo é o sinfonismo de Dvorák diante da tradição germânica e a própria autoridade de toda “edição original” (Urtext).

Carlos Palombini
Professor de Musicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Olho: