Concerto para piano nº 2 em fá menor, op. 21

Frédéric CHOPIN

(1829/1830)

Instrumentação: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, trombone, tímpanos, cordas.

Convidado a participar de um congresso presidido por Alexander von Humboldt, o professor Feliks Jarocki partiu para Berlim acompanhado por Frédéric François, filho de seu amigo Nicolas Chopin, em 9 de setembro de 1828. A viagem acendeu no jovem compositor o desejo de ganhar o mundo: “Que me importam os elogios locais! É preciso saber o que diria o público de Viena e Paris”. Nesse estado de ânimo, ele concluiu seus estudos com Joseph Elsner e partiu para Viena com quatro amigos, em julho de 1829.

Na capital austríaca, Chopin foi recebido pelo editor Haslinger, que o estimulou a exibir-se. O mesmo fizeram o Conde Gallenberg, intendente dos teatros imperiais, o jornalista Blahetka, o regente Wuerfel e os fabricantes de pianos Stein e Graff, que colocaram seus instrumentos à disposição. O concerto no Teatro Imperial, em 11 de agosto de 1829, obteve tal sucesso que exigiu uma segunda apresentação, dia 18. Blahetka declarou-se espantado ao descobrir que o compositor fizera todo o seu aprendizado em Varsóvia. “Com os senhores Zywny e Elsner, o maior asno teria aprendido”, respondeu o jovem. Em 17 de setembro, Frédéric estava de volta ao apartamento dos pais em Varsóvia. Na imprensa vienense, ainda se falava dele em 18 de novembro.

O Concerto para piano em fá menor marca seu retorno à Polônia após os primeiros sucessos internacionais. Há muito ele sonhava com um recital público em Varsóvia, e tratou de preparar-se com uma execução do Concerto em sua residência, para convidados, dia 7 de fevereiro de 1830. A apresentação pública aconteceu no Teatro Nacional em 17 de março, seguida por uma segunda récita, dia 22. Seis meses depois, em 22 de setembro, o outro concerto para piano em que Chopin estava trabalhando, em mi menor, era executado, com orquestra, no apartamento da família, antes da estreia no Teatro Nacional, em 11 de outubro.

No dia 2 de novembro ele tomaria o rumo de Viena, via Dresden e Praga. Zelazowa Wola, vila de seu nascimento, a 54 quilômetros de Varsóvia, era a primeira parada em seu caminho, e os colegas da Escola de Música o esperavam ali com a cantata que Elsner compusera para a ocasião.

Chopin instalou-se em Paris em 11 de setembro de 1831. Seu recital de estreia na capital francesa aconteceu na Sala Pleyel, em 26 de fevereiro de 1832, e incluiu o Concerto em fá menor.

O Concerto em mi menor, concluído em setembro de 1830, foi publicado em 1833 como Primeiro Concerto, op. 11; o Concerto em fá menor, concluído em dezembro de 1829, foi publicado em 1836 como Segundo Concerto, op. 21. Ambos resultam da necessidade em que o pianista se encontrava – para lançar-se em carreira internacional – de um repertório que valorizasse suas habilidades individuais, mais ambicioso que as fantasias brilhantes, improvisos e variações que executara até então. Após sua estreia em Paris, ele contará com uma clientela de princesas e duquesas como alunas, o que lhe permitirá escapar dos palcos e dedicar-se à composição.

Carlos Palombini
Musicólogo, professor da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.