Rossini Parucci

Contrabaixos

Rossini nasceu em Londrina, onde começou a dedicar-se à música com o maestro Othonio Benvenuto, com quem estudou composição e regência, e, posteriormente, com Semiramis Lück, na técnica vocal. No contrabaixo, foi orientado por Francisco das Chagas, Sérgio de Oliveira e Waldir Bertipaglia.

Em 2006, a convite do contrabaixista Catalin Rotaru, recebeu uma bolsa de estudos na Arizona State University (ASU), Estados Unidos, graduando-se em 2010 “com distinção”. Durante seus anos nos Estados Unidos, Rossini foi solista junto à ASU Sinfonietta e finalista da ASU School of Music Concerto Competition. Atuou também como Contrabaixo Principal da ASU Symphony Orchestra, da ASU Chamber Orchestra e do Lyric Opera Theater da mesma universidade.

Como regente, já esteve à frente do Madrigal de Londrina, do Coral Viva Voz, da All Saints Chamber Choir e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Ao longo de sua carreira como contrabaixista, tocou com diversas orquestras e grupos de câmara, com destaque para os concertos com o Brentano String Quartet. No Brasil, integrou a Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, de 2011 a 2012, e a Filarmônica de Goiás, entre 2013 e 2015.

Rossini já se apresentou sob regência de diversos maestros, como Carl St. Clair, Henry Charles Smith, Joel Smirnoff, Michael Christie, Maurizio Colasanti, Carlos Moreno, Scott Youngs e Neil Thomson.