|    1 jul 2020

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais diante da pandemia do Coronavírus

Querido público, devido à evolução da pandemia causada pelo Coronavírus, sentimos ter que comunicar, uma vez mais, a impossibilidade da volta aos concertos presenciais da Filarmônica na Sala Minas Gerais em julho.

Em seguida aos comunicados feitos no dia 17 de março deste ano de 2020, suspendendo as atividades da Filarmônica e, em 20 de abril, informando sobre a necessidade da extensão da paralisação até o final de junho, sentimos ter que comunicar, uma vez mais, a impossibilidade da volta aos concertos presencias da Orquestra Filarmônica na Sala Minas Gerais neste mês de julho, como havíamos planejado, em decorrência da evolução da pandemia causada pelo Coronavírus.

Ao longo destes meses, os músicos da nossa Orquestra, assim como a diretoria e funcionários do Instituto Cultural Filarmônica, não cessaram um minuto de trabalhar, tendo dedicado os melhores esforços no desenvolvimento e implementação de ações em ambiente digital, que denominamos Nossa música em sua casa.

Com isso, conseguimos fazer com que a boa música produzida pela Filarmônica de Minas Gerais chegasse até nossos assinantes, patrocinadores, admiradores da música de concerto e também novos ouvintes, que têm seguido a Orquestra nas suas várias mídias digitais: YouTube, Instagram, Facebook, plataformas de streaming e pelo nosso site, além das informações diversas produzidas pela imprensa escrita e digital de todo o país.

Novas ações digitais, como os Solos em casa, com gravações de nossos músicos feitas em suas próprias residências; Maestro Indica, com importantes dicas de obras do repertório universal; os Concertos em casa, com gravações inéditas de concertos realizados nos últimos anos, lançadas às sextas-feiras pelo YouTube; o podcast Filarmônica no Ar, com temas relacionados ao universo sinfônico, têm preenchido esta lacuna deixada pela impossibilidade da fruição musical que a Filarmônica proporciona na nossa Sala Minas Gerais ou nas praças públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior de Minas.

Lamentamos que ainda tenhamos este cenário incerto e reiteramos nosso pedido de compreensão, paciência e confiança de todos, assegurando-lhes que estamos fazendo o melhor possível para minimizar os prejuízos desta paralisação e para implementar uma série de novas ações que valorizam o talento de nossos músicos e a multiplicidade de aplicações que a música pode ter em diferentes esferas da sociedade.

Teremos que continuar trabalhando com cenários que poderão ser modificados conforme a situação do momento ditar. Seguiremos com nossa programação digital atual e apresentaremos, a partir do mês de agosto, os seguintes novos projetos direcionados ao público em geral:

  1. Câmara em casa
    O projeto Concertos em casa, pelo qual temos disponibilizado gravações inéditas, desde março até junho, será retomado em agosto, porém, no formato de música de câmara, com novas gravações feitas no palco da Sala Minas Gerais. Além das apresentações gravadas em nossa Sala, contaremos também com apresentações camerísticas gravadas nas casas dos nossos músicos;
  2. Universo Sinfônico
    Os musicistas da Filarmônica apresentam em vídeo, de maneira didática, os instrumentos que eles tocam, sua história, aspectos técnicos e sua participação e papel no conjunto da orquestra;
  3. Podcasts
    Novos programas com entrevistas, diálogos e informação sobre temas variados pertinentes ao mundo orquestral, buscando integrar a experiência de nossos musicistas com outros artistas brasileiros e internacionais;
  4. Papo de Orquestra
    Conversas ao vivo entre integrantes da Filarmônica e de outras orquestras tratando de atividades de uma orquestra sinfônica no seu dia a dia, desde a programação artística de uma temporada até questões logísticas e de produção que antecedem as apresentações;
  5. Audições à vista
    Vídeos produzidos com o intuito de oferecer informação a jovens músicos em sua preparação individual para audições, envolvendo questões técnicas, como a preparação de excertos específicos, ou psicológicas, como técnicas de relaxamento, foco e desempenho;

Enquanto ação educacional, neste período de quarentena, músicos da Filarmônica têm oferecido aulas gratuitas para alunos de instituições públicas de ensino musical e de grupos musicais. O programa Academia Virtual atende 296 alunos de 14 instituições em aulas individuais, aulas coletivas e masterclasses, todas realizadas em meio digital.

Para nossos assinantes, em substituição às séries de assinatura, e dando continuidade à celebração dos 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, a Filarmônica lança, também a partir de agosto, a Maratona Beethoven 2020, explorando tanto a obra camerística quanto sinfônica do grande gênio da música universal. Esses concertos serão transmitidos ao vivo diretamente da Sala Minas Gerais, sem a presença de público no espaço, ao menos durante o mês de agosto.

Quando for possível retornarmos presencialmente à Sala Minas Gerais, daremos continuidade a essa mesma programação voltada para a obra de Beethoven. A cada semana, começando com grupos de dois a três músicos, até suas sinfonias, os programas serão escalonados para, aos poucos, trazer nossos músicos e nosso público de volta à Sala Minas Gerais, dentro dos protocolos de segurança desenvolvidos e aplicados internacionalmente para garantir o bem-estar e segurança de todos.

Além da participação individual e coletiva de nossos músicos, contaremos com a presença de artistas convidados, como Arnaldo Cohen, Cristian Budu, Lucas Thomazinho, Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini. Esperamos então que a alegria volte à Sala Minas Gerais e que tenhamos um segundo semestre diferente, mas igualmente prazeroso, graças à excelência da música que nossos talentosos instrumentistas e convidados lhes proporcionarão.

Diante deste desafio imenso e imprevisto que temos vivido, a Filarmônica busca manter seu compromisso com a excelência de sua programação e com o papel protagonista que exerce na cultura do estado e do Brasil. Queremos agradecer a todos – ao Governo de Minas, aos Patrocinadores, aos nossos Assinantes, Amigos, Ouvintes e Apoiadores em geral – pela continuada aposta na relevância daquilo que fazemos agora e, principalmente, naquilo que voltaremos a fazer no processo de resgate da normalidade perdida, através da força transformadora que a música de qualidade exerce na sociedade.

Muito obrigado,

Diomar Silveira
Presidente
Instituto Cultural Filarmônica

Fabio Mechetti
Diretor Artístico e Regente Titular
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.