|    22 jan 2014

Álbum da Filarmônica recebe elogios

Com gravações de obras de Villa-Lobos, The Guitar Manuscripts foi considerado o melhor álbum

Fruto de contrato entre a Naxos Rights International Limited e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais – juntamente ao violonista italiano Andrea Bissoli –, o primeiro álbum (de uma série de três) com gravações de Villa-Lobos (1887-1959) foi considerado o melhor do mês de dezembro de 2013 na loja Dussmann, uma das maiores e mais conceituadas de Berlim. O contrato de gravação com a Filarmônica envolve cinco peças do compositor brasileiro e prevê o lançamento dos volumes 2 e 3 até o fim de 2014.

Neste primeiro disco, sob regência de Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais executa a obra Concerto para violão e orquestra. Na opinião do jornalista alemão Rainer Aschemeier, das revistas Crescendo e Applaus, em crítica publicada no blog The Listener em 6 de dezembro de 2013, a condução dessa peça mostrou que a “Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, estado com quase 20 milhões de habitantes, é, de maneira semelhante aos colegas de São Paulo, um grupo orquestral impressionante, de alta qualidade, com sonoridade muito grandiosa e adulta”.

A gravação também não escapou ao infodad.com, blog com sede virtual na Flórida, nos Estados Unidos, que reúne críticos freelance e que raramente concede cinco estrelas a uma obra. Villa-Lobos: The Guitar Manuscripts, volume 1, esteve perto de realizar essa façanha: recebeu quatro estrelas e o seguinte comentário sobre a participação da Filarmônica: “Muito pouco do conteúdo deste CD Naxos é conhecido dos ouvintes, exceção feita ao Concerto para violão e orquestra, já gravado por outros, mas que aqui recebe tratamento particularmente engenhoso”.

O jornalista italiano Angelo Formenti, da CD Clássico, de Milão, também deu quatro estrelas ao disco, associando esta gravação de obras e orquestra brasileiras a “um momento importante na disponibilização do mosaico multicolorido da música clássica da América Latina, região de culturas e sonoridades muito diferentes umas das outras”.

Villa-Lobos: The Guitar Manuscripts, volume 1 está à venda na Amazon, na Naxos, no iTunes, na Discoplay e, claro, na Dussmann, em Berlim.