|    21 jun 2021

Filarmônica lança, no meio digital, o vídeo “Primeiros passos na música clássica”

O vídeo "Primeiros passos na música clássica – para quem ouve e para quem quer ouvir" apresenta cinco obras executadas pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob regência do maestro Marcos Arakaki.

Que instrumentos compõem uma orquestra? Como eles são organizados? Que som produzem e como se juntam para gerar a música que escutamos?

Estas e outras perguntas sobre uma orquestra são respondidas no vídeo Primeiros passos na música clássica – para quem ouve e para quem quer ouvir, produzido pela Filarmônica de Minas Gerais como parte do seu programa educacional.

O vídeo foi lançado recentemente em plataforma digital, em três episódios veiculados pelo canal da Orquestra no YouTube. A narrativa é ancorada em um concerto realizado pelo grupo com um repertório que ajuda a entender as diversas possibilidades musicais de uma orquestra. O repertório, os compositores e os instrumentos que compõem uma orquestra são apresentados pelo percussionista Werner Silveira.

Ao todo, cinco obras são executadas pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob regência do maestro Marcos Arakaki. O vídeo está publicado no YouTube dividido em três partes.

No primeiro vídeo, temos a obra Guia orquestral para jovens, op. 34, de Britten.

O segundo vídeo traz a Serenata para cordas em Dó maior, op. 48: Valsa, de Tchaikovsky, e a Pequena Sinfonia, de Gounod.

O terceiro vídeo apresenta as obras Fanfarra para um homem comum, de Copland, e Batuque, de Fernandez.

 

Créditos da imagem:  O percussionista Werner Silveira em um trecho do vídeo.

Ilustrações de Pedro Hamdan.

Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Nossa programação educacional tem o apoio do programa Amigos da Filarmônica. Conheça, doe e nos ajude a fazer muito mais: fil.mg/amigos ou por telefone (31) 3219-9029.