|    9 nov 2017

Orquestra para cego ver e para surdo sentir

Filarmônica traz vídeos com audiodescrição e legendas

A música é universal e não precisa de tradutor, mas, a partir deste ano, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vem convertendo imagens em palavras a fim de fazer com que seus conteúdos tenham os sentidos ampliados para pessoas com deficiência visual e auditiva. Os vídeos com informações sobre obras e compositores já desenvolvidos para o canal da Orquestra no YouTube passaram a contar com audiodescrição e legendas (Closed Captions).

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Cultural Filarmônica (ICF) em parceria com o SVOA, grupo que atua nas áreas de audiodescrição e políticas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. “Os novos recursos foram introduzidos de forma cuidadosa, para que tudo fique harmônico e faça sentido. Para as pessoas com deficiência visual, a audiodescrição permite associar o aspecto sonoro da Música à sua materialidade: as formas e materiais de cada instrumento, as maneiras de tocá-los, a composição da orquestra no palco. Para as pessoas com deficiência auditiva, as legendas permitem associar o aspecto visual da Música a referências e percepções físicas e emocionais por ela provocadas”, explica Anita Rezende, roteirista do SVOA.

Os vídeos realizados pela Filarmônica em 2017 contarão com esses recursos e serão disponibilizados à medida que forem produzidos. “Há todo um processo de aprendizagem por parte da equipe de Comunicação do ICF no sentido de olharmos para os conteúdos da Orquestra a partir de outra perspectiva. E esse aprendizado significa o desenvolvimento de nossa sensibilidade para ver com os ouvidos e escutar com o olhar. Mais que um efeito de escrita, isso representa o reconhecimento de uma deficiência nossa no diálogo com um número cada vez mais expressivo de pessoas que vêm assistir aos concertos da Filarmônica”, analisa Jacqueline Guimarães, diretora de Comunicação da Orquestra.

O resultado já pode ser conferido no canal da Filarmônica no YouTube. A playlist Audiodescrição #ParaCegoVer (http://fil.mg/audiodescricao) conta, até o momento, com oito vídeos e será atualizada constantemente até o fim do ano. Os mesmos vídeos podem ser assistidos com a legendagem descritiva na playlist original (http://fil.mg/legendas). Nesse caso, é só ativar a Closed Caption nas configurações do vídeo.