|    4 fev 2022

Plataforma educacional da Filarmônica tem três editais abertos

Cumprindo seu compromisso de formação de público e educação para a música, a plataforma educacional da Filarmônica está com inscrições abertas em três de seus projetos de capacitação e fomento a novos talentos. Podem se inscrever jovens regentes, compositores/as e tubistas.

Além da realização dos Concertos para a Juventude, Didáticos, de Câmara e Comentados, as ações educacionais da Filarmônica se intensificaram desde o início da pandemia, com a realização do Festival Acadêmico e a criação da Academia Filarmônica. Todos estes projetos são viabilizados por meio de doações de pessoas que fazem parte do programa Amigos da Filarmônica. Conheça o projeto.

Laboratório de Regência

Para fazer música, um regente precisa de uma orquestra. Logo, aqueles que querem se dedicar a intermediar o diálogo entre músicos e partituras também precisam de prática. Porém, as oportunidades para esse exercício são raras. Foi pensando nisso que a Filarmônica criou o Laboratório de Regência, iniciativa pioneira no Brasil.

Durante três dias, quatro jovens têm a oportunidade de conduzir a nossa Orquestra e são assistidos de perto pelo maestro Fabio Mechetti.

A rotina é dividida entre ensaios e aulas em que os regentes analisam o que praticaram no pódio. No fim, o processo é compartilhado com o público em concerto aberto, quando se revezam na condução da Orquestra.

13º Laboratório de Regência
De 11 a 13 de abril de 2022, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Inscrições até 18 de fevereiro de 2022
Informações e inscrições

A aluna Emanuelle Guedes na edição 2021 do Laboratório de Regência. Foto: Flora Silberschneider

Academia Filarmônica

A formação específica de instrumentistas para a atuação profissional em orquestras era um desejo que acompanhava a Filarmônica desde sua fundação. A Academia Filarmônica vem suprir uma deficiência de alcance nacional que a Orquestra identificou logo nos seus primeiros anos: a lacuna existente entre o preparo técnico individual dos músicos e a qualificação necessária para integrarem uma orquestra profissional da qualidade da Filarmônica.

A Academia visa o aprimoramento técnico-musical de jovens com elevado potencial artístico, residentes em Minas Gerais, por meio do ensino de excelência. O objetivo é criar um curso de referência para formação de músicos qualificados no estado e formar profissionais com mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho das orquestras do país.

Academia Filarmônica: edital para seleção de tubista
Inscrições até 28 de fevereiro de 2022

Recital inaugural da Academia Filarmônica em 2021. Foto: Daniela Paoliello

Festival Tinta Fresca

Como uma orquestra do nosso tempo, a Filarmônica busca fomentar a música feita no presente. Por isso, criou em 2008 o Festival Tinta Fresca, projeto que proporciona um terreno fértil para compositores brasileiros em busca de sua própria voz.

As partituras inscritas no Festival são analisadas por uma comissão julgadora formada por profissionais de renome no cenário nacional. Eles selecionam as composições que serão interpretadas pela Filarmônica em concerto aberto ao público.

Durante a semana de ensaios, os compositores acompanham de perto o desenvolvimento de suas peças e podem conversar sobre elas diretamente com músicos, maestro e comissão.

Como prêmio, o vencedor do Festival recebe a encomenda de uma obra para ser estreada em temporada futura da Filarmônica.

11º Festival Tinta Fresca
Inscrições até 25 de março de 2022
Informações e inscrições

Encerramento do Festival Tinta Fresca de 2018. Foto: Rafael Motta.