Alexandre Silva

Clarinetes

Com vasta experiência em repertório camerístico e orquestral, Alexandre Silva é clarinetista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e docente da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), onde coordena o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Performance Musical.

Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre com louvor pelo Conservatório de Lugano (Suíça), Bacharel em Clarinete pela UFMG e licenciado em Música pela UEMG, teve sua formação influenciada por importantes clarinetistas brasileiros e estrangeiros, como Maurício Loureiro, François Benda e Alessandro Carbonare.

Como solista, apresentou concertos de Molter, Crusell, Finzi, Bruch e Spohr, o último como jovem solista da Orquestra Sinfônica da UFMG. Atua na música contemporânea e estreou no Brasil obras como Mercury para requinta e eletrônica, de João Pedro Oliveira, e Tre studi per clarinetto piccolo, de Giacinto Scelsi.

Convidado a festivais e simpósios como professor, palestrante, recitalista e jurado, participou do Encontro Brasileiro de Clarinetistas, Festival Artes Vertentes, Jornadas de la Música (Argentina), entre outros.

Atualmente, pesquisa a cinemática e o comportamento motor dos músicos durante a performance, com artigos publicados na área. Em 2024, idealizou e coordenou o Primeiro Encontro de Clarinetistas de Minas Gerais.

Alexandre utiliza clarinetes Schwenk & Seggelke e foi bolsista da Williamson Foundation for Music e da Familien-Vontobel-Stiftung.