Ney Franco

Clarinetes

Natural de São João del-Rei, interior de Minas, Ney iniciou seus estudos com o professor José Carlos de Castro, no Rio de Janeiro. Em 1999, graduou-se em Clarinete pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe do professor Maurício Alves Loureiro.

Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da UFMG nas edições 1997 e 1998. Durante esse período, frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com clarinetistas de renome internacional como Wolfgang Meyer, Gudni Franzon, Sabine Meyer, Walter Boyenkens, Alan Damiens, Antônio Saiote, John Bruce Y-he, Maurita Mead e Walter Seyfarth.

Em 2004, Ney obteve o título de Mestre em Música pela UFMG com um estudo sobre a Acústica de Barrilhetes. No ano seguinte, foi selecionado como bolsista para o Hannover Orchestralfestspiel. Entre 2003 e 2007, atuou como Primeiro Clarinete das orquestras Sinfônica de Minas Gerais e Experimental de Ouro Preto, além de ter sido músico convidado da Osesp entre 2005 e 2006.

Atualmente, também é professor do curso de Clarinete do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado.