Emoção e êxtase na canção alemã

Regente a ser anunciado
Taehan Kim, barítono

|    Allegro

|    Vivace

WAGNER
R. STRAUSS
MAHLER
KORNGOLD
SCHUBERT
WAGNER
Tannhäuser: Wie Todesahnung e O du, mein holder Abendstern
Zueignung, op. 10, n° 1
Canções de um andarilho: Ich hab’ ein glühend Messer
A cidade morta, op. 12: Mein Sehnen, mein Wähnen
Sinfonia n° 8 em si menor, D. 759, “Inacabada”
Lohengrin: Prelúdios dos Atos I e III

Taehan Kim é um jovem e promissor barítono sul-coreano. Formado pela Faculdade de Música da Universidade Nacional de Seul, venceu uma série de competições internacionais de canto, incluindo o Primeiro Prêmio do Concurso Rainha Elisabeth e o Prêmio do Público no Operalia, ambos em 2023. Outras conquistas recentes incluem o Troféu Brian Dickie para Jovens Talentos no Concurso Neue Stimmen, o segundo lugar no Concurso de Música Vocal de Gwangju e prêmios especiais nos concursos Riccardo Zandonai e Tenor Viñas. Músico em início de carreira, Taehan Kim realiza sua primeira turnê internacional como solista nesta temporada, passando por Brasil, Bélgica e Coreia. Também neste ano iniciará seus estudos na Ópera Estatal de Berlim. No programa de sua estreia com a nossa Orquestra, estão clássicos do repertório vocal alemão escritos por Wagner, Mahler, Richard Strauss e Korngold.

Programa de Concerto

A Sinfonia Inacabada foi composta em Viena, em outubro de 1822. O subtítulo "Inacabada" vem do fato de existirem apenas os dois primeiros movimentos. Em uma carta de 7 de dezembro de 1822 para seu amigo Josef von Spaun, Schubert não incluiu a Sinfonia na lista de suas composições recentes, provavelmente porque, naquela data, ele ainda não a via como uma obra terminada. Porém, de acordo com Joseph Hüttenbrenner, por volta de 1824, seu irmão Anselm Hüttenbrenner recebeu de Schubert o manuscrito dos dois movimentos. Se acreditarmos que Schubert dificilmente enviaria uma obra inacabada como agradecimento, é possível que ele tenha percebido que a Sinfonia já estava completa com seus dois maravilhosos movimentos, mesmo que, na época da composição, essa percepção ainda não estivesse clara. Por mais de quarenta anos os dois irmãos mantiveram o manuscrito em casa sem jamais mencioná-lo a ninguém. No final dos anos 1850, os irmãos Hüttenbrenner começaram, pouco a pouco, a mencionar a existência da Sinfonia e, apenas em 1865, trinta e sete anos após a morte de Schubert, o manuscrito foi entregue ao regente Johann Herbeck, que a estreou em Viena na Gesellschaft der Musikfreunde, no dia 17 de dezembro de 1865.

10 out 2024
quinta-feira, 20h30

Sala Minas Gerais

11 out 2024
sexta-feira, 20h30

Sala Minas Gerais
Quero ser lembrado deste concerto.
adicione à agenda 10/10/2024 8:30 PM America/Sao_Paulo Emoção e êxtase na canção alemã false DD/MM/YYYY
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb