Meneses e o amor impossível

Fabio Mechetti, regente
Antonio Meneses, violoncelo

|    Presto

|    Veloce

GUARNIERI
ELGAR
PROKOFIEV
Prólogo e Fuga
Concerto para violoncelo em mi menor, op. 85
Romeu e Julieta, op. 64: Excertos das Suítes n° 1 e n° 2

Fabio Mechetti, regente

Fabio Mechetti é Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais desde a sua fundação, em 2008, sendo responsável pela implementação de um dos projetos mais bem-sucedidos no cenário musical brasileiro. Construiu uma sólida carreira nos Estados Unidos, onde esteve quatorze anos à frente da Sinfônica de Jacksonville, foi regente titular das sinfônicas de Syracuse e de Spokane e conduz regularmente inúmeras orquestras. Foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela realizou concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Conduziu as principais orquestras brasileiras e também em países da Europa, Ásia, Oceania e das Américas. Em 2014, tornou-se o primeiro brasileiro a ser Diretor Musical de uma orquestra asiática, com a Filarmônica da Malásia. Mechetti venceu o Concurso de Regência Nicolai Malko e é Mestre em Composição e em Regência pela Juilliard School. Em 2024, realizará concertos com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e a Sinfônica de Porto Alegre, além de retornar ao Teatro Colón, em Buenos Aires.

Maior violoncelista da música brasileira, Antonio Meneses apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo, incluindo a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Royal Concertgebouw, a Sinfônica da Rádio da Baviera, a Filarmônica de Nova York e dezenas de outras. Colaborou com alguns dos maestros mais renomados do planeta, entre eles Claudio Abbado, Riccardo Chailly, Mariss Jansons, Neeme Järvi, Riccardo Muti, André Previn e Herbert von Karajan. Integrou o famoso Beaux Arts Trio durante dez anos e tocou com músicos do calibre de Mstislav Rostropovitch, Anne-Sophie Mutter, Maria João Pires e Menahem Pressler. Dentre suas diversas gravações, estão dois álbuns com Karajan e a Filarmônica de Berlim pela Deutsche Grammophon e as obras completas para violoncelo de Villa-Lobos, Popper e C.P.E. Bach. Nascido em Recife, no seio de uma família de músicos, Meneses iniciou seus estudos com o cello aos dez anos. Aos dezesseis, conheceu o violoncelista italiano Antonio Janigro, que o convidou a ser seu aluno na Alemanha. Em 1977, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional ARD e, em 1982, venceu o Primeiro Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, o que impulsionou sua carreira internacional. Além da agenda de concertos e masterclasses, Meneses é, desde 2007, professor titular de violoncelo na Universidade das Artes de Berna (Suíça). Ao longo dos anos, a Filarmônica o acompanhou em diversas apresentações e em uma turnê especial por Uruguai e Argentina em 2012, consolidando uma parceria duradoura e de admiração mútua. Em 2024, receberemos Meneses novamente na Sala Minas Gerais para executar conosco o icônico Concerto de Elgar.

Programa de Concerto

A obra de Elgar, o primeiro compositor britânico a garantir um lugar fixo no repertório sinfônico internacional, foi decisiva para a renovação da música inglesa a partir dos últimos anos do século XIX. Porém, o ritmo de produção do compositor tornou-se bem mais lento depois da Primeira Guerra Mundial – a Inglaterra não era mais aquela que ele celebrara, e sua crença no progresso e na boa convivência entre os homens estava abalada. Elgar voltou-se para a música de câmara, compondo peças mais austeras, despojadas e repletas de tristeza e ternura. Última grande obra de seu período outonal, o Concerto para violoncelo apresenta uma orquestração contida, poética e opaca que, segundo Pablo Casals, “deixa livre a alma do instrumento”. Alguns movimentos são marcados pelo caráter melancólico, outros mais intensos e impetuosos. No geral, é uma peça que exige grande expressividade e virtuosismo do solista.

17 out 2024
quinta-feira, 20h30

Sala Minas Gerais

18 out 2024
sexta-feira, 20h30

Sala Minas Gerais
Quero ser lembrado deste concerto.
adicione à agenda 17/10/2024 8:30 PM America/Sao_Paulo Meneses e o amor impossível false DD/MM/YYYY
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb